A fotografia que ficou em 3º lugar no concurso fotográfico da II Semana de Fotojornalismo, ocorrido em agosto, organizada pelo núcleo de eventos e comunicação da empresa, é uma das cinco finalistas brasileiras do concurso mundial de fotografias organizado pelo jornal diário Metro, que circula gratuitamente em centenas de cidade por todo o mundo.
O resultado saiu no jornal do dia 25 de novembro, com direito a foto de Igor na capa.
A foto de Igor Oliveira (a que mostra prostitutas na Rua Augusta), ganhador do concurso da I Semana de Fotojornalismo, em 2007, que concorreu no concurso da J.Júnior se baseou no tema proposto, mito, e no local definido para o trabalho, a Rua Augusta, em São Paulo.
A J.Júnior torce pelo nosso representante brasileiro, pois nós já conhecíamos o seu trabalho desde agosto desse ano! Eis o dia em que a foto de Igor foi tirada!
quarta-feira, 26 de novembro de 2008
[Resultados] Fotografia revelada!
Postado às 14:24
Marcadores: Fotografia, Semana de Fotojornalismo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
1 comentários:
Foi um grande prazer participar das duas semanas de fotojornalismo da Usp, ao qual tive o prazer de vencer o primeiro e terceiro lugar respectivamente.
Com certeza a semana de fotojornalismo da J.Junior é um ótimo evento para os apaixonados e estudantes do fotojornalismo.
Para as pessoas que tiverem interesse em saber um pouco mais sobre o concurso MetroPhotoChallenge é só visitar o meu blog
http://igorfotografia.blogspot.com/
ou o site
www.igoroliveira.eu
Sobre a imagem:
O momento decisivo em que uma prostituta aborda seu cliente.
Esta imagem é um convite a reflexão sobre diversos pontos em nossa vida profissional.
Não somente a prostituição destas garotas, porém a prostituição do caráter, dos sonhos e dos nossos ideais de justiça dentro do mercado de trabalho, o já conhecido e muito repetido por muitos “jeitinho Brasileiro”.
Até aonde algumas camadas da população Brasileira chega para representar a sua parcela em uma sociedade voltada ao “TER” e não ao “SER”.
Qual a nossa real necessidade em termos financeiros? O que realmente precisamos ter e comprar?
Esta imagem utiliza de diversos recursos fotográficos para transmitir sua mensagem, pode-se observar através do jogo de luzes da mesma um caminho ascendente destas profissionais, o lugar aonde elas se encontram é mais escuro, o que representa a rejeição, o errado que deve ser escondido, o que não deve brilhar e o que não enriquece nossos olhos (a prostituição é considerada por muitos como um trabalho não digno), na mesma perspectiva têm-se as luzes da cidade ao fundo que foram preservadas de modo nítido no momento em que foi fotografada, com o intuito de dar profundidade a imagem, representar um lugar a ser conquistado, sua inclusão na sociedade, as luzes de forma transparente sem estarem desfocadas buscam transmitir todas as conquistas materiais pessoais objetivadas por elas.
Este caminho e esta busca também é observada no sentido direcional ao qual caminham as pessoas pela rua, todas as pessoas que aparecem na foto estão caminhando de encontro a parte mais iluminada da imagem.
Outro aspecto relevante nesta foto é união a que estas profissionais são obrigadas a adotar para sua proteção dentro do seu habitat. Este fato trás a reflexão da importância e necessidade das parcerias, conceito muito discutido e pensado dentro do mercado de trabalho.
A identidade delas foi preservada naturalmente através do “click” fotográfico.
Agradeço o carinho de todos e espero que aproveitem a imagem.
Atenciosamente,
Igor Oliveira
Postar um comentário