sexta-feira, 4 de setembro de 2009

[Fotojornalismo] Três dimensões

Lucas Rodrigues
lucas_rodrigues@live.com

O que enxergamos quando olhamos uma imagem? Segundo Phillipe Dubois, existem três tipos de coisas que temos que compreender ao admirar uma fotografia. Para o professor, são três dimensões:

1. Significação - diz respeito ao contéudo da imagem.Nesse aspecto,

distinguimos duas características: a intrínseca, quando reconhecemos algo que já vimos, e a referencial, que requer um conhecimento mais amplo, um saber do contexto da fotografia. Nesse ponto, a fotografia representa um documento.

2. Forma - trata sobre a forma como o conteúdo é representado. Exige

uma
consciência estética do receptor. "Leva em conta a cultura da forma como cultura de conhecimento, não apenas de representação, mas modos de conhecimento do mundo", explica Dubois. Aqui, a foto tem função de monumento.

3. Pragmatismo - determinação dos objetivos que vão sendo

atribuídos à
imagem. Como exemplo, Dubois fala sobre uma fotografia tirada por um fotojornalista. Essa foto pode, primeiramente, ser destinada a um jornal, depois ela vai para um arquivo, pode então ser publicada novamente (num diferente contexto), parar em um livro de fotografia, participar de uma exposição etc. Para Dubois, o uso variado de uma mesma imagem produz diversas significações. "É importante ter consciência de seu uso e de sua história", completa o professor.

1 comentários:

Nathália disse...

Lucas arrasando nos textos! E nos números! Adorei o 123 gigantes.