segunda-feira, 31 de agosto de 2009

[Fotojornalismo] Fotografia em movimento

Yasmin Abdalla
yasmin.abdalla@gmail.com

DSC01486 Walter Benjamin formulou a seguinte equação em 1936: Cinema = fotografia + movimento. Philippe Dubois, em sua palestra sobre “Fotografia e Cinema” realizada na III Semana de Fotojornalismo, desmistifica essa fórmula.

O professor da Universidade de Sourbonne acredita que não preciso escolher entre imobilidade e movimento, é possível obter ambos simultaneamente. Para exemplificar sua teoria, ele mostra uma película que se utiliza de uma técnica inovadora.

O curta é produzido com uma câmera especial que gira sob um eixo e consegue capturar 360º do ambiente. O resultado é uma imagem fotográfica que se desenvolve em 12 metros de comprimento, uma imagem panorâmica tirada de uma só vez. Em cima dessa câmera é colocada uma filmadora digital, enquanto a câmera fotográfica gira, a filmadora também gira, permitindo o mesmo panorama com uma pequena diferença de altura entre os dois equipamentos.

Para se ver o resultado, há um anel no qual a fotografia se expõe, onde o vídeo é projetado. As duas imagens são sobrepostas e são reproduzidas simultaneamente. Isso cria um novo tipo de movimento. Um movimento fundado no cinema e na fotografia.

[Fotojornalismo] Imagem, velocidade e movimento

Beatriz Amendola
bia.amendola@gmail.com DSC01480

Professor da universidade de Sourbonne, Philippe Dubois deu início à mesa redonda “Fotografia e Cinema” neste final de tarde. Após estudar fotografia e o campo teórico do cinema em separado, o que interessa hoje a ele “são os cruzamentos possíveis entre fotografia e cinema”, conta.

Dedicado ao estudo dessa relação nas ultimas décadas, o pesquisador acredita que não faz sentido dizer que “a fotografia é uma imagem parada no mundo e o cinema é uma imagem em movimento”.

Segundo ele, estudos recentes mostram que essa oposição não existe mais. “Tudo é movimento (...) Há uma variação de velocidade, mas sempre é movimento”. Hoje, predomina um conceito maleável, que combina essas duas formas de arte. “Não será mais possível saber se o trabalho do artista contemporâneo é fotografia ou cinema”, acrescenta.

[Fotojornalismo] A arte do gerenciamento

Yasmin Abdalla
yasmin.abdalla@gmail.com

“A parte mais problemática da fotografia digital é o gerenciamento de cores”, declara Thales Trigo no workshop “Fotografia e Imagem Digital” da III Semana de Fotojornalismo. Um arquivo digital pode apresentar até 16 milhões de cores e tons. Gerenciá-las e combiná-las é a arte da fotografia digital.

post
Essa quantidade de cores que a imagem possui é bem superior à quantidade de cores que uma gráfica pode reproduzir. Uma diferença que torna a impressão algo limitado. O fotógrafo deve ficar atento a essa variação. “Quando o fotógrafo não fotografa pensando nisso, a impressão sai ruim. Não é culpa do gráfico, é do fotógrafo”, declara Trigo.

Diferentemente do manuseio de pigmentos, a fotografia digital lida com variações da luz. Nos pigmentos, as cores primárias são o vermelho, o azul e o amarelo. A utilização da luz como padrão altera essas cores, que se tornam o vermelho, o azul e o verde. Mais uma diferença que limita a impressão de um arquivo digital.

[Fotojornalismo] Universo digital

Beatriz Amendola
bia.amendola@gmail.com

Pixels, bitmaps, imagens vetoriais... Todo mundo já ouviu algum desse termos. Mas você sabe o que eles são? Thales Trigo, da FullFrame Escola de fotografia, ajudou a responder a essa dúvida no workshop Imagem Digital, o primeiro da III Semana dDSC01387e Fotojornalismo.

O professor começou com uma definição: a de imagem digital. De acordo com ele, é aquela imagem “ cujos elementos são formados por longas séries de números”. E sabe quem são esses números? Os famosos pixels! “O pixel é um numero, ele não tem existência física”, completou.

Trigo ainda comentou sobre os dois tipos de imagens digitais: Bitmap e Vetoriais. A primeira é aquela que você tira com a sua câmera digital. Já a segunda é aquela formada por linhas matemáticas – e por isso tem a vantagem de não ficar distorcida.

Com a mesma foto em duas versões, uma vetorizada e a outra em bitmap, ele conseguiu exemplificar a diferença entre as duas. A qualidade da primeira era inferior – “imagens vetoriais não se aplicam a representações do mundo”. Para elementos mais complexos, o bitmap é mais apropriado. Já as imagens com desenhos, como os logos, ficam melhores se forem vetoriais.

[Fotojornalismo] E começa a III Semana…

 

sábado, 29 de agosto de 2009

[Fotojornalismo] Dúvidas Frequentes

1. Onde me inscrever?

Você poderá se inscrever nesse Link, que também estará disponível na parte superior do blog.

2. Quanto custa me inscrever?

As inscrições são gratuitas. Não há nenhuma taxa.

3. Receberei algum e-mail confirmando minha inscrição?

Sim, mas nada imediato. Espere e entraremos em contato com você.

4. Quanto custa participar do evento?

A participação do evento também é gratuita. Nada será cobrado.

5. Como receber o certificado?

Não se esqueça de se inscrever e tenha uma presença de no mínimo 75% durante a semana.

6. Onde será a Saída Fotográfica?

O local será divulgado na segunda-feira durante o primeiro dia da Semana. Se você não puder comparecer, estará tudo explicado no blog.

7. Qual é o regulamento do Concurso?

Ainda será divulgado. Aguarde as próximas postagens. Tudo será esclarecido (qual tamanho da foto, locais de revelação, etc.)

8. Qual a programação da Semana?


31/09
14h. Workshop “Fotografia e imagens digitais” com Thales Trigo, da Fullframe Escola de fotografia
17h. Palestra “Fotografia e Cinema” com Philippe Dubois, Arlindo Machado, Rubens Machado e Ismail Xavier

01/09
14h. Workshop “Fotojornalismo e conceitos básicos de fotografia” com Enio Leite, da Focus
17h. Palestra “Fotojornalismo e Cidade”, com Cláudio Edinger, Flávio Florido (UOL) e Marlene Bergamo (Folha de S. Paulo)

02/09
Saída Fotográfica

03/09
14h. Palestra “Fotografia e Revista” com Márcio Scavone (TRIP) e Felipe Hellmeister
17h. Palestra “O pensar fotográfico: Roland Barthes” com Philippe Dubois

04/09
14h. Workshop “Tratamento de Imagens” com Danilo Antunes, da Fujocka
17h. Palestra “Fotojornalismo: documento e momento” com Philippe Dubois
19h. Premiação dos vencedores da saída fotográfica

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

[Fotojornalismo] Vencedores na Mira

 Espelho_da_Alma (1º semana)

Igor Oliveira é o vencedor da primeira saída fotográfica promovida pela J. Júnior em 2007. Ele acredita que a foto “Espelhos da Alma” é melhor definida pelo fotógrafo Henri Cartier-Bresson, “fotografar é colocar na mesma linha de mira, a cabeça, o olho e o coração”.

 foto 2

Luana Lila Polinesio é a vencedora da segunda saída fotográfica promovida em 2008. A dinamicidade e o movimento se unem à informação na foto “Motoboy: opção ou necessidade?”

 

 

e-flyer

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

[Fotojornalismo] Fotografia nos bastidores das revistas

Afinal, qual o efeito e a importância da fotografia no imaginário do leitor? Existe diferença entre a imagem no jornal e em uma revista? O tempo de planejamento para “montagem” de cenários e situações é um fator positivo ou negativo para a qualidade das fotos nas publicações não-diárias? Fotojornalismoerevista_(2)

Na III Semana de Fotojornalismo, os fotógrafos Felipe Hellmeister e Márcio Scavone (Trip) respondem a essas e outras perguntas referentes ao trabalho dos fotojornalistas nas grandes revistas brasileiras.

cartazz2

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

[Fotojornalismo] Três motivos para não faltar à Semana de Fotojornalismo

1) Prêmios
A Semana de Fotojornalismo realiza uma saída fotográfica. As fotos tiradas durante o dia participam de um concurso. Os três primeiros lugares serão premiados. Não perca sua chance!

2) Mão na massa
Na III Semana de Fotojornalismo, a J. Júnior põe você em contato direto com a prática. Na segunda-feira o tema do workshop é “Fotografia e imagens digitais” com Thales Trigo, da Fullframe Escola de Fotografia. “Fotojornalismo e conceitos básicos de fotografia” dado por Enio Leite, da Escola Focus, é o tema de terça-feira. Finalizando a semana, na sexta-feira, Danilo Antunes, da Fujocka, apresenta um workshop sobre tratamento de imagens.

3) Paris à la carte
Nessa edição, a Semana celebra o Ano da França no Brasil. Philippe Dubois, professor da Universidade de Paris, vem a convite da J. Júnior para o evento.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

[Fotojornalismo] Retrato do Fotojornalismo

1) Informação
A informação no jornalismo é imprescindível. O fotojornalismo segue essa mesma linha, nesse caso, as palavras são substituídas pelas imagens.

2) Estética
O fotojornalismo apresenta uma estética, segue regras fotográficas pertinentes a qualquer foto. Apresenta uma técnica por trás do equilíbrio entre a beleza e o jornalismo (forma e conteúdo).

3) Fator Humano
Em contraposição à fotografia artística, o fator humano é indispensável. O jornalismo precisa de indivíduos e narrativas, enquanto na arte uma simples paisagem pode ser suficiente.

DSC05389-PS  

“Você tem dois tipos de fotografia: a arte e o fotojornalismo. Na arte pode tudo. No fotojornalismo, não”

Hélio Campos Mello,
diretor responsável da Revista Brasileiros

 

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

[Fotojornalismo] Entre concreto, carros e lentes

Fotojornalismoecidade_(1) Tragédias, assassinatos, manifestações, desastres naturais. Esses são apenas alguns dos assuntos mais comuns na pauta dos fotojornalistas que trabalham no cotidiano das grandes cidades.

Para discutir a relação desses profissionais com os mais diversos desafios, a III Semana de Fotojornalismo traz o fotógrafo Cláudio Edinger, Marlene Bergamo (Folha) e Flávio Florido (UOL).

domingo, 23 de agosto de 2009

[Fotojornalismo] Jornalismo é feito na rua

No jornalismo é preciso de prática e não somente de teoria. No fotojornalismo não é diferente. Nada como se aventurar pelas ruas, registrar momentos e personagens. A saída fotográfica promovida pela J. Júnior prevê justamente esse contato com o exterior, essencial ao jornalista.

Nas edições passadas da Semana de Fotojornalismo, as saídas fotográficas foram em locais centrais da cidade de São Paulo. Em 2007, a primeira edição levou os participantes para o Mercado Municipal. Já em 2008, na segunda saída, foi possível observar as peculiaridades de uma das ruas mais famosas da capital paulista, a Rua Augusta.

Aguarde a divulgação do local da saída fotográfica de 2009. Não perca a chance de ter outro olhar sobre lugares que passam despercebidos.

    1º Semana de Fotojornalismo               2º Semana de Fotojornalismo   

image          image

Mercado Municipal por Cinthia Reis             Rua Augusta por Igor Oliveira

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

[Fotojornalismo] Retrospectiva: Melhores Cliques

A Equipe da J. Júnior traz para você algumas das melhores aspas da 2º Semana de Fotojornalismo realizada em 2008.

aspas


“Cada vez é mais fácil fotografar. E isso é ótimo”
Hélio Campos Mello, diretor responsável da revista Brasileiros, fala sobre a popularização da fotografia

“Eu amo fotografar bandeirinhas e eu me perguntava o porquê. Aí eu descobri que morava em frente a casa do Volpi. Fotografar é se reconstruir” Claudinei Nakasone, professor de fotografia publicitária na Faculdade Cásper Líbero

"A fotografia é uma arma”
Egberto Nogueira, ex-fotógrafo da Veja, Bravo! e Piauí e criador do Imã Foto Galeria

"Fotografou? Não? Dançou!"
Marco Damiani, ex-editor da revista Istoé

"Se um time toma gol, a culpa não é do ataque ou da defesa: é do aspasfotógrafo"
Ed Viggiani, fotógrafo profissional, fala sobre o azar que a câmera fotográfica traz ao esporte

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

[Fotojornalismo] Fotografia além da imagem

Dubois Elementos como signo, ícone, índice e símbolo são velhos conhecidos dos estudantes da linguagem. Porém, as análises de Philippe Dubois, pesquisador belga que atualmente leciona na Universidade Paris III (Sorbonne Nouvelle), estendem esses conceitos para o campo da fotografia, do vídeo e do cinema.

O professor, autor de livros como “O Ato Fotográfico” e “Cinema, vídeo, Godard”, afirma que a fotografia representa muito mais do que um corte da realidade, ultrapassando o “efeito do real”.

Na III Semana de Fotojornalismo, Dubois discutirá sobre a relação de fotografia e cinema, sobre algumas considerações de Roland Barthes, assim como a função do fotojornalismo.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

[Fotojornalismo] Retrospectiva: II Semana de Fotojornalismo

DropIISemana

[Fotojornalismo] Convite

A J.Júnior, Empresa Júnior de Jornalismo da ECA-USP, tem o prazer de convidá-lo para a 3ª Semana de Fotojornalismo.

Nessa edição, o ciclo de palestras e workshops recebe influências do Ano da França no Brasil. O evento ocorre entre os dias 31 de agosto a 4 de setembro no Auditório Ariosto Mila, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAUUSP).

Na primeira palestra, a J. Júnior traz o francês Philippe Dubois, professor da universidade de Paris e pesquisador no campo da estética das imagens. O evento conta também com a presença de Cláudio Edinger, Arlindo Machado, Marlene Bergamo, Márcio Scavone e outros.

Haverá também três workshops com professores de escolas de fotografia. Entre os temas, conceitos básicos de fotografia e tratamento de imagens digitais.

A Semana de Fotojornalismo tem ainda uma saída fotográfica. As fotos tiradas durante o dia participam de um concurso. Em breve, mais detalhes sobre a saída.

Até o dia 31, não deixe de acompanhar drops da Semana com muito mais detalhes sobre a programação e os convidados.


Inscrições
São feitas
neste link - que também está na parte de cima do blog
*Lembrando que as inscrições são obrigatórias apenas para interessados em certificado. Não são necessárias para assistir às palestras.

Local
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP - FAUUSP
Auditório Ariosto Mila
Rua do Lago, 876 – Cidade Universitária
05508-080 São Paulo SP

Dias
31/08 a 04/09

Programação
31/09
14h. Workshop “Fotografia e imagens digitais” com Thales Trigo, da Fullframe Escola de fotografia
17h. Palestra “Fotografia e Cinema” com Philippe Dubois, Arlindo Machado, Rubens Machado e Ismail Xavier

01/09
14h. Workshop “Fotojornalismo e conceitos básicos de fotografia” com Enio Leite, da Focus
17h. Palestra “Fotojornalismo e Cidade”, com Cláudio Edinger, Flávio Florido (UOL) e Marlene Bergamo (Folha de S. Paulo)

02/09
Saída Fotográfica

03/09
14h. Palestra “Fotografia e Revista” com Márcio Scavone (TRIP) e Felipe Hellmeister
17h. Palestra “O pensar fotográfico: Roland Barthes” com Philippe Dubois

04/09
14h. Workshop “Tratamento de Imagens” com Danilo Antunes, da Fujocka
17h. Palestra “Fotojornalismo: documento e momento” com Philippe Dubois
19h. Premiação dos vencedores da saída fotográfica

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

[Serviços] Prazeres da profissão

Yasmin Abdalla
yasmin.abdalla@gmail.com

comida_comida