sábado, 21 de fevereiro de 2009

[Bixos] J.Júnior na Semana dos Bixos 2009 da ECA-USP

Lucas.! Tófoli Lopes
lutofoli@gmail.com

Desde o dia 16 de Fevereiro, acontece na ECA-USP a Semana dos Bixos, uma semana inteira de programação variada com o intuito de promover a integração entre os calouros e veteranos da Escola.

Além da importância do evento como tradição, esse ano, a Semana dos Bixos tem um sentido mais especial para a J.Júnior: uma equipe foi montada especialmente para a cobertura e assessoria do que acontece na ECA até o dia 20 de Fevereiro.

A Editoria de Assessoria de Imprensa tem emplacado releases em diversos sites e agências de notícias. Universia, Mundo Universitário, entre outros veículos. Além disso, o trabalho dos Juniores ainda possibilitou maior visibilidade à Semana também na televisão. TV Brasil, flash ao vivo na Globo News, além de mobilizar a produção do SPTV da Rede Globo, com filmagens e entrevistas durante o primeiro dia da Semana. Veja a matéria do SPTV
aqui.

No dia 18, a equipe da J.Júnior também organizou uma apresentação do Departamento de Jornalismo e Editoração aos calouros dos dois cursos, mostrando-lhes as salas de aula e realizando uma palestra. Antes dos convidados se apresentarem, o chefe do departamento, Prof. Proença e os professores Coelho, Luciano e Plínio também se apresentaram e deram as boas-vindas aos calouros. Tendo como convidados Eliana Sá, que possui dupla graduação pela USP nos dois cursos ministrados no CJE e fundadora da Sá Editora; Álvaro Pereira Júnior, editor chefe do Fantástico em São Paulo e um dos criadores do G1; e Carlos Tramontina, apresentador do SPTV 2ª edição e do Antena Paulista. Os três compartilharam com calouros e veteranos experiências de suas vivências profissionais, tiraram dúvidas e contaram curiosidades, como, por exemplo, a dificuldade que Álvaro teve na criação e concepção do portal de notícias G1 e a ousadia de Eliana ao publicar um livro em braile, pioneiro no mercado editorial.

De forma apaixonada, Álvaro encerrou a palestra lendo um trecho da seção obituário da revista ‘The Economist’. A matéria contava sobre Anastasia Baburova, uma jornalista russa que, na luta pela divulgação da verdade a respeito dos grupos fascistas na Rússia, foi assassinada em plena luz do dia no centro de Moscou. Ela foi morta no dia 19 de Janeiro de 2009 e tinha 25 anos. Álvaro leu o seguinte trecho do final da matéria: "In Turgenev’s poem “The Threshold”, a young woman stands before a door. A voice asks whether she is prepared to endure cold, hunger, mockery, prison and death, all of which await her on the other side. She says “Yes” to everything, and steps over. “A fool,” cries a voice from behind her. “A saint,” suggests another.”


Aplausos calorosos e uma sensação única inauguravam a vida universitária e jornalística de dezenas de novos estudantes.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

[Bixos] Bem-vindos, bixos!

Bixos de Jornalismo, bem-vindos a ECA, bem-vindos ao Departamento de Jornalismo e Editoração.
E podem ter certeza que serão bem-vindos na J.JÚNIOR, a Empresa Júnior de Jornalismo da ECA-USP.

Não sabem o que é uma empresa júnior? Pois adianto que será uma das coisas mais legais que encontrarão na universidade! Participar dela é importantíssimo, assim como participar de centros acadêmicos, associações atléticas, projetos de extensão... (calma, tudo isso será explicado pra vocês, aos poucos...). Enfim, aproveitem ao máximo o que a vida acadêmica tem para oferecer.

Bem, leiam abaixo mais sobre as empresas juniores e sobre a J.Júnior. Ou Jota, um apelido carinhoso! Vocês ainda podem não saber, mas ela também é de vocês! E estará esperando por vocês!

A gente se fala, abraços.

Gui Dearo, vice-presidente da J.Júnior

----------------------

A empresa

A empresa júnior é, antes de tudo, uma ferramenta de aprendizado. Sua principal função é a de complementar a formação do aluno através da extensão daquilo que é exposto nas aulas para fora do campo teórico. Ou seja, a J.Júnior existe para colocar em prática o que os alunos aprendem em aula, avançando em áreas que o curso não cobre devidamente. Com a empresa júnior, que é gerenciada somente por alunos do curso, você entrará em contato com o mercado de trabalho e passará por experiências que só na universidade encontrará. Além disso, a J.Júnior não tem fins lucrativos. Ninguém recebe salário, e todo o dinheiro que entra é investido na própria empresa para melhorar a qualidade do serviço prestado à sociedade e aos estudantes da USP.


A Jota (apelido carinhoso) é a caçula das empresas juniores ecanas, completando cinco anos bem vividos em 2009. Mesmo novos, já temos grandes feitos no currículo. Mas ainda temos muito o que aprender e por fazer! Pontos positivos temos aos montes, assim como problemas também não faltam. Esses obstáculos, entretanto, devem servir de mote para querer mudar, não como fatores intimidadores. O futuro da empresa será escrito por vocês, bixos. Você pode trabalhar de graça em termos financeiros, mas estará adquirindo um importante aprendizado para sua formação como profissional. Fora outras lições, que constroem o caráter e fabricam boas lembranças que levará para toda a vida. E, com dedicação e vontade de fazer acontecer, eles vão se realizar, com certeza.


A gestão

Diferente de outras empresas juniores, que trabalham com uma equipe fixa (que chamam de gestão) e estagiários (trabalham por um período pré-determinado), na J.Júnior todos fazem parte da gestão, que muda a cada ano. E quem compõe essa gestão? Bem, há três níveis de trabalho: os presidentes (que cuidam do Financeiro, do Recursos Humanos, da Qualidade de Projetos, entre outras coisas), os editores (o diretor responsável por cada núcleo de trabalho) e a equipe, que são as pessoas que trabalham nesses núcleos específicos.


A gestão atual, 2008-2009, é composta por um pouco mais de 30 pessoas, todos estudantes de Jornalismo. O Presidente, ou Presidente Externo, que cuida da parte financeira e da representatividade, é o André Eler (3º Jormat). O Vice-Presidente, ou Presidente Interno, que cuida do Recursos Humanos e dos Projetos, é o Guilherme Dearo (3º Jormat). Os editores e as equipes você conhece a seguir, na descrição de cada núcleo de trabalho.

Meio Ambiente, Saúde e Ciência: produz o jornal mensal Princípio Ativo, para a Farma Jr. da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, passando por todas as áreas: redação, edição, diagramação, fotografia. Nele, você trabalhará com Jornalismo Científico, difundindo pesquisas e assuntos relevantes para o pessoal da Farmácia. Além disso, há o trabalho junto ao Projeto Jovem Doutor, da Faculdade de Medicina da USP, que trabalha com a produção de oficinas de jornalismo para as crianças carentes das áreas atendidas pelo projeto; e com a produção de conteúdo para o seu site.

_Editora: Ana Carolina Nunes (2º Jormat) _Equipe: Ana Cláudia Barretos, Beatriz Souza, Mariana Gianjoppe, Claudia Cunha e Aline Senzi.

Esporte

: produz o jornal bimestral Cepe em Pauta, para o Cepeusp. Trabalha-se com a produção de textos e fotografias, englobando Jornalismo Esportivo e conteúdo institucional do Cepê. Essa editoria também está em negociação com a Federação Paulista de Futsal (para cobrir os jogos de futsal da liga feminina) e com o G20 (grupo das vinte maiores Atléticas de São Paulo), e esses trabalhos podem rolar ainda no começo de 2009.

_Editor: Raphael Florencio (3º Jormat) _Equipe: Pedro Maino e Yuri Gonzaga.

Cinema

: essa editoria trabalha com Jornalismo Cultural, cobrindo o mundo do Cinema e postando tudo no site Cinéfilos (cinefilos.jjunior.org.br), referência de site de resenhas de filmes e conteúdo cultural sobre a sétima arte.

_Editor: Ricky Hiraoka (3º Jormat) _Equipe: Bruna Buzzo, Felipe Maia, Mariana Franco, Victor Caputo, Bruno Benevides, Hugo Nogueira, Ricardo (Borbas) Azarite, Márcia Scapatício, Saulo Yassuda, Felipe Marques e Heloísa Ribeiro.

Comunicação

: é a editoria que dá o suporte à comunicação interna da empresa, integrando todos os membros e dando apoio na área de divulgação dos trabalhos e eventos. Além de deixar na ponta da língua a resposta para a pergunta “O que é a J.Júnior?”, essa editoria cuida da imagem institucional da Jota, do marketing, dos patrocínios e da ligação da Jota com seus clientes e com a sociedade.

_Editor: Felipe Marques (2º Jormat) _Equipe: Heloísa Fávaro e Lucas Tofoli

Arte: essa editoria dá um suporte interno à empresa, cuidando da identidade visual de seus eventos e projetos. Além disso, oferece serviços de consultoria em design e projetos gráficos.

_Naíma Salleh (2º Jormat) e Felipe Maia (2º Jornot)

Eventos: cuida de promover os eventos da empresa, como palestras e workshops, oferecendo uma grande oportunidade de aprendizado e aprimoramento para os alunos da USP e para o público externo. Além disso, cuida de organizar os eventos internos da empresa, como workshops, palestras internas e integrações.

_Editor: Marcos (Olinda) Guerra (3º Jormat) _Equipe: Clara Velasco e Túlio Bucchioni

Assessoria: oferece serviços de Assessoria de Imprensa para diversos clientes. Além disso, oferecem aos clientes Media Training e consultoria em comunicação externa. Atualmente, trabalham em parceria com a FEA Jr., divulgando seus eventos na mídia; e com a ONG Um Teto Para Meu País, cuidando da comunicação externa da ONG e de seu contato com a mídia.

_Editora: Ana Paula Manzalli (3º Jormat) _Equipe: Ricardo (Borbas) Azarite, Carla Peralva, Letícia Mori e Ana Carolina Prado.


Eu quero participar!

Como dito anteriormente, as gestões duram um ano. A atual, por exemplo, começou em agosto de 2008 e terminará em agosto de 2009. Mas isso quer dizer que todos ficam apenas um ano na J.Júnior? De jeito nenhum, queridão! Quanto maior o seu interesse na empresa, mais longa sua estada por lá (mas é claro que tudo tem um limite, o mundo lá fora também é legal. E todos se formam...um dia). Quando você entra na empresa, passa a integrar um dos núcleos (descritos acima) e se compromete a trabalhar na Jota por um ano. Depois desse período, quando chega a época de troca de gestão, todos os interessados em continuar na empresa se manifestam. Nesse momento, você pode continuar sendo da equipe ou ser promovido, se tornando o editor de seu núcleo ou até mesmo um dos presidentes. Para continuar na Jota, caro, basta dedicação e comprometimento. E vontade de fazer acontecer. Lets do it, baby!

Nos próximos meses (março e abril), organizaremos uma série de palestras e workshops. Serão abertos a todos, mas pensamos especialmente em vocês! Neles, além de aprenderem um bocado e terem uma ótima experiência, iremos lhes apresentar a empresa e os projetos aos poucos. Desse modo, poderão se integrar e entender melhor o que fazemos. E, finalmente, no final de abril, haverá o processo seletivo, para conseguirmos encaixar todos os interessados nos núcleos.


Depois disso, de maio a julho, será a cogestão, onde vocês trabalharão ao lado dos atuais membros, aprendendo com eles, vivenciando a empresa e agregando muita experiência. E até mesmo os atuais membros em processo de evolução estarão ao lado de vocês nessa empreitada. E a partir de 1º de agosto, depois do período de aprendizado e adaptação, vocês comporão a nova gestão da Jota. Voilà!

Eu quero participar, mesmo!

Você pode ter certeza que a J.Júnior entrará em contato com você, bixo! Além disso, nós próximos meses, não faltarão palestras e workshops pra vocês. Compareçam! Mas pode nos procurar antes se quiser. Ficamos na sala 33 do CJE. O email é jjr@usp.br e o telefone é 3091-4085.

Fale com o presidente, André, (andreeler@gmail.com / 8761-8918) ou com o vice-presidente, Guilherme, (guidearo@gmail.com / 9869-6229).

E acesse o nosso blog: jornalismojunior.blogspot.com

Abraços e bom 2009 para todos nós!