sábado, 6 de dezembro de 2008

[Interno] Conversa com os chefes

Lucas.! Tófoli Lopes
lutofoli@gmail.com

Também na integração J.Jr., tivemos um bate papo com o presidente da empresa, André Eler, e o vice-presidente, Guilherme Dearo.

"Criar em qualquer instância" é um dos objetivos levantados por André para a empresa e seus membros no próximo ano. Sua apresentação contou com uma análise das fraquezas, das forças, das oportunidades e das ameaças que a empresa enfrenta. Além disso, mais que apenas uma mostra do que foi feito e do que se precisa fazer, o presidente da J. Jr. propôs a participação dos membros presentes da equipe na definição das metas para o próximo ano.

Engajamento dos membros, comprometimento e união entre novos membros e antigos para transmissão de know-how foram alguns dos principais pontos abordados.

[Interno] Integração J.Jr.



Felipe Marques

Assessoria: um guia rápido

O que é assessoria de imprensa? É isso que o ex-presidente da J. Jr., André Sobreiro, o Popo, nos responde no workshop da “Integração J. Jr”. Hoje funcionário da Trama Comunicação, ele apresentou um guia rápido com as principais recomendações para um bom assessor.

Em primeiro lugar, um esclarecimento fundamental deve ser dado ao cliente: assessoria não é garantia de nada. A pauta SEMPRE pode cair.

Depois, siga os seguintes passos:

1 – Briefing.
Pergunte TUDO. Seu conhecimento sobre o produto deve estar no mesmo nível que o do seu cliente, já que quem vai responder muitas perguntas é você. Informe-se sobre cada aspecto daquilo que você vai vender, tenha coragem de admitir o que você não sabe.

1.1 - Conheça seu cliente.
Inclusive os podres. Saiba criticar de maneira sutil aquilo que ele faz de errado. Seja capaz de elogiá-lo o tempo todo. Faça, quando possível, um midia-training para prepará-lo para as perguntas mais espinhosas do jornalista. Mostre-lhe seus erros e proponha soluções.

2 - Aonde você quer chegar.
Encontre seu nicho: faça com que seu cliente descubra em que veículos em que ele realmente precisa ser divulgado. O assessor deve conhecer os mais diversos veículos e suas particularidades. Também, deve fazer uma leitura diferenciada da publicação, prestando atenção extra aos jornalistas responsáveis por cada tema. Essa atenção é fundamental para que o assessor saiba exatamente quem contatar, abrindo canais na redação.

3 - Economize tempo.
Faça um texto completo com todas as informações e o envie para o cliente. Ele irá fazer correções fundamentais sobre os aspectos funcionais do produto. Daí, envie partes do texto aos veículos nelas interessados.

4 - Follow-up.
O constrangedor trabalho de vender uma pauta. Necessário, mas não muito divertido. Evite ligar desnecessariamente e compulsivamente, mas não deixem de ligar. Jornalistas não têm tempo de ler o volume de releases que recebem por e-mail todos os dias. É dever do assessor ligar para o jornalista, já sabendo que ele cobre a área de interesse do seu cliente. Poupa seu tempo e do jornalista.

5 – Elaborando a pauta.
Sugira, nessa ordem: entrevista ao vivo; por telefone e por e-mail. A entrevista ao vivo é a melhor forma de fazer a pauta crescer e ainda sair bem com o cliente. O assessor deve acompanhar todos os paços do seu cliente: a entrevista, a seção de fotos etc.

6- Clipagem.
Mostrar para o cliente tudo aquilo que você fez. Valorize-o através do seu trabalho.

Assessoria: conselhos fundamentais

Sobre Jornalistas em Assessoria. Jornalistas sabem como jornalistas pensam. Jornalistas conseguem escrever fora das técnicas de escrita ensinadas na escola. Um nariz-de-cera chamativo é fundamental. A pirâmide invertida é uma técnica ultrapassada. Os parágrafos devem manter certa independência, para facilitar a remontagem do texto. O mercado quer jornalistas como assessores.

Qualidades fundamentais de um bom assessor:
· Educação: nunca retruque a grosseria de jornalistas
· Desinibição
· Jogo de Cintura (ser capaz de distrair o jornalista daquilo que você não sabe através do que você sabe)
· Bom relacionamento do jornalismo
· Contatos em redações com seus colegas de faculdade.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

[Resultados] Fotografia revelada!


A fotografia que ficou em 3º lugar no concurso fotográfico da II Semana de Fotojornalismo, ocorrido em agosto, organizada pelo núcleo de eventos e comunicação da empresa, é uma das cinco finalistas brasileiras do concurso mundial de fotografias organizado pelo jornal diário Metro, que circula gratuitamente em centenas de cidade por todo o mundo.

O resultado saiu no jornal do dia 25 de novembro, com direito a foto de Igor na capa.

A
foto de Igor Oliveira (a que mostra prostitutas na Rua Augusta), ganhador do concurso da I Semana de Fotojornalismo, em 2007, que concorreu no concurso da J.Júnior se baseou no tema proposto, mito, e no local definido para o trabalho, a Rua Augusta, em São Paulo.

A J.Júnior torce pelo nosso representante brasileiro, pois nós já conhecíamos o seu trabalho desde agosto desse ano! Eis o
dia em que a foto de Igor foi tirada!

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

[Projetos] Cinema e Paixão: ingredientes necessários a todas as pessoas


Cinema é parte da vida. Quem diz o contrário? Talvez por esse motivo a editoria de Cinema da Jota Júnior é a que contém o maior número de componentes. São 13 cinéfilos apaixonados que fazem um site dinâmico e divertido a respeito da sétima arte.

O Cinéfilos é a recente versão do projeto da Jota de ter um site sobre cinema. O grande diferencial dessa versão é a produção de conteúdo. Os cinéfilos vão além das resenhas sobre as estréias da semana, eles escrevem sobre as diversas facetas do mundo cinematográfico. As variadas seções abordam questões que vão ultrapassam os limites da telona, falando também de culinária, música e até história.

Ainda em fase de construção, o Cinéfilos é a tradução de um sonho em que todos exercem com grande competência a paixão pela mais extraordinárias das artes.

O Cinéfilos pode ser acessado em
cinefilosjjunior.wordpress.com.

domingo, 26 de outubro de 2008

[Projetos] As visões do esporte nos olhos da J. Júnior


A editoria de esportes da J. Júnior foi criada em junho de 2008. São três repórteres - Ana Carolina Alves, Pedro Maino e Yuri Gonzaga - atuando em conjunto com o editor Raphael Florencio. A idéia inicial era a criação de um blog com layout interessante para a cobertura de partidas de futsal.

O passo seguinte foi uma parceria com o Centro de Práticas Esportivas da USP (
Cepeusp) para a produção do jornal institucional Cepê em Pauta. Trata-se de uma publicação bimestral que trata de assuntos internos da instituição, como lançamentos de livros de seus professores e cursos oferecidos. A produção está ligada à direção do Cepeusp e a J. Júnior, até o momento, já participou dos processos de edição, fotografia e repórtagens de três edições: maio/junho, julho/agosto e setembro/outubro.

Atualmente, a empresa tenta uma parceria com a Federação Paulista de Futsal para a produção de conteúdo para um de seus campeonatos através do blog
limpandoosalaojr.blogspot.com. A idéia inicial era a cobertura do Campeonato Paulista de Futsal masculino, Série Ouro (que reúne as principais equipes do esporte no Estado de São Paulo). Entretanto, em reunião recente com um diretor da Federação Paulista, a J. Júnior percebeu uma necessidade na mudança do projeto inicial, que está em processo de reestruturação. A idéia, no momento, é a cobertura de torneios femininos do futsal paulista.

sábado, 25 de outubro de 2008

[Projetos] Meio ambiente, Saúde e Ciências - o Jornalismo Científico também passa por aqui


A editoria de Meio Ambiente, Saúde e Ciências (ou MASC) foi criada nessa gestão, com o intuito de consolidar e dinamizar os projetos da área de Jornalismo Científico tocados pela J.Júnior. A equipe da editoria é formada por seis alunas que ser revezam entre os projetos. Atualmente, as duas parcerias ativas são o Jovem Doutor e o Princípio Ativo

O projeto do informativo Princípio Ativo, realizado em parceria com a
Farma Jr., é um dos de maior êxito dentro da empresa. O PA é um periódico mensal que faz a ponte entre a empresa júnior de Farmácia e os alunos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas. Nele são abordados assuntos de interesse dos alunos como pesquisas realizadas dentro da faculdade, informações sobre o mercado de trabalho, eventos, relações entre notícias atuais da área de saúde e assuntos abordados no curso, entre outras coisas. O informativo é publicado em média de 6 a 8 vezes ao ano, entre a segunda e terceira semana de cada mês letivo.

A MASC também faz a assessoria de comunicação do projeto Jovem Doutor. Ele faz parte da disciplina de Telemedicina, que envolve vários cursos das
Faculdades de Medicina e Saúde Pública da USP. É um projeto grande, que promove a atuação de universitários na promoção de saúde e cuidados ao meio ambiente. Ele já foi premiado várias vezes por seu grande Êxito, e está presente na capital, em Tatuí e até em Parintins. O papel da editoria nessa parceria é acompanhar as suas atividades e fazer a produção de notícias para o site, além de uma nova proposta de consultoria em oficinas de comunicação. Nessa última, as estgiárias da J.Júnior ajudarão o projeto a desenvolver as habilidades de comunicação das comunidades envolvidas, através da elaboração de um jornal. Para quem quiser conhecer melhor o Jovem Doutor, basta entrar no site www.jovemdoutor.com.br

Ambos os projetos têm apresentado uma grande evolução dentro da empresa, com muitos planos para os próximos meses. Em relação à equipe, eles têm ajudado muito no aprimoramento de técnicas de redação e na capacidade de planejamento, além de proporcionarem grandes experiências.

sábado, 11 de outubro de 2008

[J.Júnior] Uma grande experiência

Entrar para uma empresa júnior proporciona muito mais do que “vivenciar aquilo que se aprende na faculdade” ou “aprimorar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso com trabalhos de verdade”.

Sim, de fato as asserções acima são verdadeiras. Os mais de 30 membros da J.Júnior desta gestão 2008/2009 podem aplicar o que aprenderam (seja em um semestre, como é o caso dos novos membros, “bixos”, seja em vários semestres, como é o caso da diretoria, que já está na empresa desde 2007) e ainda aprimorar o conhecimento adquirido, crescer enquanto profissional.

Tanto é que no processo seletivo analisamos muito mais qualidades e características pessoais do que competência ou know-how em seja-lá-o-quê. A J.Júnior não tem grandes pretensões financeiras, não é seu objetivo lucrar ou fazer fortuna no mercado das empresas de comunicação... Se essa fosse nossa idéia, estaríamos desvirtuando o conceito de “empresa júnior”.

Nossa principal missão é proporcionar experiências ricas de aprendizado e desenvolvimento dos conhecimentos do curso de Jornalismo. Experiências essas que enriquecem muito uma faculdade de Jornalismo. Pra que ficar somente na rigidez das aulas, da carga horária, das optativas? Na empresa júnior, na J.Júnior, tem-se contato com experiências únicas, que extrapolam a sala de aula.

Trabalha-se com produção de texto e diagramação no Princípio Ativo, que reforça as bases do Jornalismo Científico e contribui para uma difusão do conhecimento da Faculdade de Farmácia da USP; trabalha-se com Jornalismo Cultural e de crítica com o site Cinéfilos, sobre Cinema; entre outros.

Mas está lembrado do que disse no primeiro parágrafo, o além de um aprendizado que tange a profissão? Pois é, na J.Júnior estamos cada vez mais nos envolvendo com projetos que exigem muito além do aluno de jornalismo, mas do cidadão, do profissional completo preocupado com a sociedade.

Com o Projeto Jovem Doutor, um projeto de Extensão da Faculdade de Medicina da USP; e com uma parceria que está prestes a ser concretizada, com a ONG “Um Teto para Meu País”, que trabalha com voluntários em toda a América Latina, estamos tentando inserir a empresa nesse âmbito de participação social mais ativa, que foge do burocrático “empresa oferece serviço, cliente paga pelo serviço, serviço é feito”.

Com essas duas vertentes, a primeira do começo do ano, a segunda bem recente, pretendemos espalhar os conhecimentos dos alunos de Jornalismo da USP para a sociedade de forma mais direta e ativa.

Enfim, participar de uma empresa júnior mexe com o aluno em todos os aspectos, enriquece a trajetória acadêmica do estudante. E a J.Júnior tenta abrir ainda mais a gama desses aspectos. Nosso objetivo é trazer projetos bem diversificados, que mesclem extensão, apoio, participação social e contato com o mercado de trabalho, gerando prestação de serviço, difusão de conhecimento, extensão e auto-aprimoramento.

Esperamos poder, de degrau em degrau, melhorar a J.Júnior cada vez mais, até que essa “grande experiência” tenha 100% de eficiência e realização.

Até mais!

[Projetos] Assessoria de imprensa da J. Júnior


A editoria de Assessoria é a mais nova equipe da J. Júnior e iniciou suas atividades em agosto de 2008. Somos quatro repórteres e uma editora, todos estudantes do segundo ano de jornalismo. Atualmente trabalhamos em três projetos temporários.

A equipe está fazendo assessoria de imprensa para a FEA júnior USP, por um período de três meses. O trabalho inclui a produção de dois press releases a ser enviados a revistas, jornais e sites de economia e administração, e o clipping de todas as publicações durante um ano. O primeiro release, entregue em setembro, foi utilizado em reuniões de pauta do jornal Valor Econômico. O segundo release, que será entregue em outubro, tem a função de divulgar um evento bem sucedido da FEA júnior USP.

O segundo projeto abraçado pela equipe é a divulgação, por meio de mailing lists, de uma série de mesas de discussão promovidas pela RI USP Jr. Nosso objetivo é atingir o público-alvo do evento com e-mails encaminhados a todos os e-grupos de faculdades da USP.

Em outubro também iniciaremos nosso terceiro projeto. Trata-se da assessoria de imprensa do Núcleo de Consciência Negra na USP, que está organizando a Semana da Consciência Negra. O trabalho também inclui mailing lists que atinjam toda a comunidade USP, além de um blog de divulgação do evento. O blog terá seu início um mês antes da Semana – no dia 17 de outubro - e será atualizado todos os dias com textos sobre os convidados, os temas e as atrações do evento. Para visualizar, entre no blog onegropormeiodasartes.blogspot.com.

A equipe de Assessoria não mantém seus repórteres em funções fixas. Dessa forma, todos eles trabalham apuração, texto, divulgação e clipping, aprendendo - na prática - todo o processo que envolve a assessoria de imprensa.

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

[J.Júnior] Na prática - funcionamento, projetos e hierarquia


Nossa empresa nasceu há pouco mais de 4 anos e está em processo de pleno crescimento. Devido a isso, o processo seletivo, que deveria ocorrer anualmente em março, teve também uma segunda edição agora em agosto. Como são apenas 60 alunos no nosso curso por ano, não é mais uma fuvest - a concorrência não é assim tão grande e damos muitas oportunidades para gente nova e projetos inovadores.

A hierarquia da empresa não é tão rígida quanto nas áreas de administração e economia. Há estagiários, editores (responsáveis cada um por um projeto) e dois diretores (que ficam por conta da parte burocrática, representação externa e organização interna). Nossos projetos não são temporários, na sua maioria, como costuma ocorrer em demais empresas juniores - o jornalismo, no geral, exige alguma resposta a um prazo mais longo. Por isso, muitas pessoas passam pela empresa e o projeto continua. O tempo médio de permanência dos membros é de 1 ano, caso seja apenas estagiário, até 2,5 anos se assumir editoria ou diretoria. Bom destacar que todos participam do processo de decisão e criação.

Como disse anteriormente, somos uma empresa nova e em processo de crescimento. Nossa estrutura física ainda não permite uma carga horária muito rígida - também temos que ter alguma mobilidade para fazer nosso trabalho. Entretanto, é interessante que os membros guardem cerca de 10 a 20 horas por semana para a J. Júnior.

Temos hoje tais editorias: Cinema (que faz o blog
cinefilosjjunior.wordpress.com); Ciência, Saúde & Meio Ambiente (responsável por uma parceria com a Farma Jr., outra com uma ONG associada ao Instituto Oceanográfico e ainda uma parceria com um projeto social ligado à Faculdade de Medicina; são feitos trabalhos mais estritos de jornalismo, assim como comunicação interna, produção de material institucional); Arte (mais voltadas para quem tem um veio artístico aguçado, faz projetos gráficos para nossos sites, eventos e materiais impressos); Assessoria & Divulgação Científica (um novo projeto que fará releases de uma instituição da Escola Politécnica); Esportes (um jornal institucional do Centro de Práticas Esportivas da USP e também um blog de coberura do campeonato paulista de futsal); Comunicação e Eventos (dá suporte às demais editorias e promove eventos para estudantes do curso e demais interessados).

Além disso, a nova gestão tem o objetivo de estabilizar a empresa, promovê-la no cenário do movimento júnior e planejar ainda um projeto que será nosso carro-chefe. Também estamos sempre abertos a projetos criativos, que proporcionem uma melhor formação para os estagiários e demais estudantes do curso.