sábado, 6 de dezembro de 2008

[Interno] Conversa com os chefes

Lucas.! Tófoli Lopes
lutofoli@gmail.com

Também na integração J.Jr., tivemos um bate papo com o presidente da empresa, André Eler, e o vice-presidente, Guilherme Dearo.

"Criar em qualquer instância" é um dos objetivos levantados por André para a empresa e seus membros no próximo ano. Sua apresentação contou com uma análise das fraquezas, das forças, das oportunidades e das ameaças que a empresa enfrenta. Além disso, mais que apenas uma mostra do que foi feito e do que se precisa fazer, o presidente da J. Jr. propôs a participação dos membros presentes da equipe na definição das metas para o próximo ano.

Engajamento dos membros, comprometimento e união entre novos membros e antigos para transmissão de know-how foram alguns dos principais pontos abordados.

[Interno] Integração J.Jr.



Felipe Marques

Assessoria: um guia rápido

O que é assessoria de imprensa? É isso que o ex-presidente da J. Jr., André Sobreiro, o Popo, nos responde no workshop da “Integração J. Jr”. Hoje funcionário da Trama Comunicação, ele apresentou um guia rápido com as principais recomendações para um bom assessor.

Em primeiro lugar, um esclarecimento fundamental deve ser dado ao cliente: assessoria não é garantia de nada. A pauta SEMPRE pode cair.

Depois, siga os seguintes passos:

1 – Briefing.
Pergunte TUDO. Seu conhecimento sobre o produto deve estar no mesmo nível que o do seu cliente, já que quem vai responder muitas perguntas é você. Informe-se sobre cada aspecto daquilo que você vai vender, tenha coragem de admitir o que você não sabe.

1.1 - Conheça seu cliente.
Inclusive os podres. Saiba criticar de maneira sutil aquilo que ele faz de errado. Seja capaz de elogiá-lo o tempo todo. Faça, quando possível, um midia-training para prepará-lo para as perguntas mais espinhosas do jornalista. Mostre-lhe seus erros e proponha soluções.

2 - Aonde você quer chegar.
Encontre seu nicho: faça com que seu cliente descubra em que veículos em que ele realmente precisa ser divulgado. O assessor deve conhecer os mais diversos veículos e suas particularidades. Também, deve fazer uma leitura diferenciada da publicação, prestando atenção extra aos jornalistas responsáveis por cada tema. Essa atenção é fundamental para que o assessor saiba exatamente quem contatar, abrindo canais na redação.

3 - Economize tempo.
Faça um texto completo com todas as informações e o envie para o cliente. Ele irá fazer correções fundamentais sobre os aspectos funcionais do produto. Daí, envie partes do texto aos veículos nelas interessados.

4 - Follow-up.
O constrangedor trabalho de vender uma pauta. Necessário, mas não muito divertido. Evite ligar desnecessariamente e compulsivamente, mas não deixem de ligar. Jornalistas não têm tempo de ler o volume de releases que recebem por e-mail todos os dias. É dever do assessor ligar para o jornalista, já sabendo que ele cobre a área de interesse do seu cliente. Poupa seu tempo e do jornalista.

5 – Elaborando a pauta.
Sugira, nessa ordem: entrevista ao vivo; por telefone e por e-mail. A entrevista ao vivo é a melhor forma de fazer a pauta crescer e ainda sair bem com o cliente. O assessor deve acompanhar todos os paços do seu cliente: a entrevista, a seção de fotos etc.

6- Clipagem.
Mostrar para o cliente tudo aquilo que você fez. Valorize-o através do seu trabalho.

Assessoria: conselhos fundamentais

Sobre Jornalistas em Assessoria. Jornalistas sabem como jornalistas pensam. Jornalistas conseguem escrever fora das técnicas de escrita ensinadas na escola. Um nariz-de-cera chamativo é fundamental. A pirâmide invertida é uma técnica ultrapassada. Os parágrafos devem manter certa independência, para facilitar a remontagem do texto. O mercado quer jornalistas como assessores.

Qualidades fundamentais de um bom assessor:
· Educação: nunca retruque a grosseria de jornalistas
· Desinibição
· Jogo de Cintura (ser capaz de distrair o jornalista daquilo que você não sabe através do que você sabe)
· Bom relacionamento do jornalismo
· Contatos em redações com seus colegas de faculdade.