quarta-feira, 20 de agosto de 2008

[J.Júnior] Na prática - funcionamento, projetos e hierarquia


Nossa empresa nasceu há pouco mais de 4 anos e está em processo de pleno crescimento. Devido a isso, o processo seletivo, que deveria ocorrer anualmente em março, teve também uma segunda edição agora em agosto. Como são apenas 60 alunos no nosso curso por ano, não é mais uma fuvest - a concorrência não é assim tão grande e damos muitas oportunidades para gente nova e projetos inovadores.

A hierarquia da empresa não é tão rígida quanto nas áreas de administração e economia. Há estagiários, editores (responsáveis cada um por um projeto) e dois diretores (que ficam por conta da parte burocrática, representação externa e organização interna). Nossos projetos não são temporários, na sua maioria, como costuma ocorrer em demais empresas juniores - o jornalismo, no geral, exige alguma resposta a um prazo mais longo. Por isso, muitas pessoas passam pela empresa e o projeto continua. O tempo médio de permanência dos membros é de 1 ano, caso seja apenas estagiário, até 2,5 anos se assumir editoria ou diretoria. Bom destacar que todos participam do processo de decisão e criação.

Como disse anteriormente, somos uma empresa nova e em processo de crescimento. Nossa estrutura física ainda não permite uma carga horária muito rígida - também temos que ter alguma mobilidade para fazer nosso trabalho. Entretanto, é interessante que os membros guardem cerca de 10 a 20 horas por semana para a J. Júnior.

Temos hoje tais editorias: Cinema (que faz o blog
cinefilosjjunior.wordpress.com); Ciência, Saúde & Meio Ambiente (responsável por uma parceria com a Farma Jr., outra com uma ONG associada ao Instituto Oceanográfico e ainda uma parceria com um projeto social ligado à Faculdade de Medicina; são feitos trabalhos mais estritos de jornalismo, assim como comunicação interna, produção de material institucional); Arte (mais voltadas para quem tem um veio artístico aguçado, faz projetos gráficos para nossos sites, eventos e materiais impressos); Assessoria & Divulgação Científica (um novo projeto que fará releases de uma instituição da Escola Politécnica); Esportes (um jornal institucional do Centro de Práticas Esportivas da USP e também um blog de coberura do campeonato paulista de futsal); Comunicação e Eventos (dá suporte às demais editorias e promove eventos para estudantes do curso e demais interessados).

Além disso, a nova gestão tem o objetivo de estabilizar a empresa, promovê-la no cenário do movimento júnior e planejar ainda um projeto que será nosso carro-chefe. Também estamos sempre abertos a projetos criativos, que proporcionem uma melhor formação para os estagiários e demais estudantes do curso.